
O seriado da Record está no ar há mais de 10 semanas e vem ganhando bons índices de audiência. No Rio de Janeiro, a série já conquistou por vezes o primeiro lugar. O enredo vai no embalo do filme Tropa de Elite (Brasil, 2007), onde polícia, tráfico, política e corrupção se confundem e se tornam tudo parte de um mesmo mundo. Na Globo, Força Tarefa segue no tema policial, só que desta vez com policiais investigando outros policiais: os corruptos.
Esta iniciativa não deve fazer com que as emissoras mudem o foco para os seriados, desviando das novelas os maiores investimentos. Porém, como destaca Camila Saccomori, do blog Fora de Série (ClicRBS), deve haver o aumento de produtos deste segmento na TV brasileira.
- Gostei de A Lei e o Crime, eu vi os primeiros episódios. Mas não acho que séries brasileiras vão ocupar o lugar das novelas, mas ainda assim torço para que o Brasil produza séries de sucesso. As iniciativas de canais como HBO (que fez a série Alice), Fox (que gravou a série 9mm:São Paulo) e outros seriados brasileiros indicam que a produção nacional está em ascensão, e isso é ótimo.
Para o blogueiro do Poltrona, Alê Rocha, as emissoras brasileiras sempre produziram seriados de sucesso. Ele dá como exemplo A Grande Família, uma das maiores audiências da Globo que vai ao ar nas noites de quinta-feira há quase dez anos. Entretanto, ele salienta que o interessante destas novas produções brasileiras está no fato de elas seguirem um estilo norte-americano. Episódios que conduzem o telespectador a acompanhar a história sem perder um episódio, pois eles obedecem uma ordem cronológica, é um aspecto importante apontado por Ale Rocha que as séries americanas fazem tão bem, e que aos poucos as brasileiras buscam se adaptar.
- O que gosto em A Lei e o Crime, e o que me chama atenção nas primeiras notícias que recebo de Força Tarefa, é justamente a tentativa de produzir uma série com qualidade internacional, mas com linguagem brasileira.


- Toma Lá Dá Cá > Qualquer semelhança com o antigo seriado Sai de Baixo (Globo, 1996-2002) não é mera coincidência. No elenco, por exemplo, temos o Caco e a Magda do grande sucesso 'global'. Porém, agora Miguel Falabella (o Mário Jorge) e Marisa Orth (a Rita) não são mais casados, e sim divorciados. Entretanto, convivem no mesmo andar de um edifício (sentiram a semelhança). No elenco ainda temos Adriana Esteves (Celinha), Diogo Vilela (Arnaldo) e Arlete Salles (Copélia, ou seria a Cassandra dos velhos tempos). Com tantas semelhanças, Toma Lá Dá Cá não foge da pior delas. O atual seriado 'global' está mais para os últimos e ruins anos de Sai de Baixo, do que para os primeiros. O seriado vai ao ar todas as quintas-feiras, 23h (após Casseta & Planeta).
- A Grande Família > A família que é a cara do Brasil, segundo a própria Globo. Lineu (Marco Nanini) é um servidor público, correto em suas obrigações como pai de família e casado com Nenê (Marieta Severo). Tiveram dois filhos: Bebel (Guta Estresser) e Tuco (Lúcio Mauro Filho). A filha é casada com o pilantra Agostinho (Pedro Cardoso), sempre metido em confusões, e o filho é um problema, pois não sai da fase adolescente nunca. Mas a 'grande' família só fica completa com os amigos (ou não) da vizinhança. O seriado vai ao ar todas as quintas-feiras, 22h (após a novela das 8, ou seria das 9?).
- Força Tarefa > Seguindo uma tendência dos últimos anos, principalmente após o sucesso de Tropa de Elite (Brasil, 2007) nos cinemas, a Rede Globo investiu numa nova série policial. No enredo do seriado, que estreia no dia 16 de abril, um grupo de policiais, comandado pelo coronel Caetano (Milton Gonçalves), é responsável por investigar a própria polícia. No elenco, destaque também para o ator Murilo Benício, que interpreta o tenente Wilson. O seriado vai ao ar todas as quintas-feiras, 23h (após A Grande Família).
Vídeo You Tube - Abertura do seriado Força Tarefa (Globo/2009)
- Tudo Novo de Novo > Além de Força Tarefa, a Globo traz mais uma novidade na sua nova programação. O seriado Tudo Novo de Novo estreia dia 17 de abril e retrata em forma de ficção o atual desenho da família brasileira. A série se concentra no relacionamento entre a arquiteta Clara (Júlia Lemmertz) e o engenheiro Miguel (Marco Ricca). Clara é mãe de dois filhos e convive com seus dois ex-maridos, já Miguel está recém-separado e é pai de uma adolescente. É nesse jogo de convivências que a história irá se desenrolar. O seriado vai ao ar às sextas-feira, 23h (após o Globo Repórter).

- A Lei e o Crime > No meio da guerra entre polícia, milícia, traficantes e política, a delegada Catarina (Francisca Queiroz) busca justiça através da lei e o traficante Nando (Ângelo Paes Leme) busca justiça através da criminalidade, enquanto arma um plano para desaparecer do mapa. O seriado vai ao ar todas as segunda-feiras, 23h.
Vídeo You Tube - Chamada Oficial de A Lei e o Crime (Record/2008-2009)
- Louca Família > Se a Globo tem o seu Toma Lá Dá Cá de Miguel Falabella, relembrando os bons tempos de Sai de Baixo, a Record tem a Louca Família de Tom Cavalcante (o porteiro Ribamar do antigo seriado 'global'). Com 'grande' elenco, no sentido de muitos personagens, a comédia traz o cotidiano de uma família que só entra em 'furadas'. Lembra algo, não? O seriado vai ao ar todas as quintas-feiras, 23h (temporariamente).
_____________________________
> Para dar o pontapé inicial no blog Ponto de Vista da Televisão Brasileira, começo com uma série de matérias sobre seriados de TV. Esta é a 2ª parte.