sexta-feira, 27 de março de 2009

SÉRIES DE TV (2ª PARTE) - SERIADOS 'MADE IN BRAZIL'

Fotos: Globo (divulgação)
Após o recente sucesso do filme Tropa de Elite nos cinemas brasileiros, novos seriados policiais passam a ser as grandes apostas da TV brasileira. Na Rede Globo, o seriado Força Tarefa (foto acima) estreia no dia 16 de abril contando a história de um grupo de policiais da corregedoria que investigam policiais corruptos.

A dramaturgia brasileira trabalha de acordo com o mercado. E se o mercado mostra o público querendo seriados na programação das emissoras, nada mais elementar do que elas passarem a investir em tramas próprias. É pensando assim que a Rede Record lançou no fim de 2008 a série A Lei e o Crime, e é indo nesse mesmo caminho que a Rede Globo estreia no dia 16 de abril o seriado Força Tarefa.

O seriado da Record está no ar há mais de 10 semanas e vem ganhando bons índices de audiência. No Rio de Janeiro, a série já conquistou por vezes o primeiro lugar. O enredo vai no embalo do filme Tropa de Elite (Brasil, 2007), onde polícia, tráfico, política e corrupção se confundem e se tornam tudo parte de um mesmo mundo. Na Globo, Força Tarefa segue no tema policial, só que desta vez com policiais investigando outros policiais: os corruptos.

Esta iniciativa não deve fazer com que as emissoras mudem o foco para os seriados, desviando das novelas os maiores investimentos. Porém, como destaca
Camila Saccomori, do blog Fora de Série (ClicRBS), deve haver o aumento de produtos deste segmento na TV brasileira.

- Gostei de A Lei e o Crime, eu vi os primeiros episódios. Mas não acho que séries brasileiras vão ocupar o lugar das novelas, mas ainda assim torço para que o Brasil produza séries de sucesso. As iniciativas de canais como HBO (que fez a série Alice), Fox (que gravou a série 9mm:São Paulo) e outros seriados brasileiros indicam que a produção nacional está em ascensão, e isso é ótimo.

Para o
blogueiro do Poltrona, Alê Rocha, as emissoras brasileiras sempre produziram seriados de sucesso. Ele dá como exemplo A Grande Família, uma das maiores audiências da Globo que vai ao ar nas noites de quinta-feira há quase dez anos. Entretanto, ele salienta que o interessante destas novas produções brasileiras está no fato de elas seguirem um estilo norte-americano. Episódios que conduzem o telespectador a acompanhar a história sem perder um episódio, pois eles obedecem uma ordem cronológica, é um aspecto importante apontado por Ale Rocha que as séries americanas fazem tão bem, e que aos poucos as brasileiras buscam se adaptar.

- O que gosto em A Lei e o Crime, e o que me chama atenção nas primeiras notícias que recebo de Força Tarefa, é justamente a tentativa de produzir uma série com qualidade internacional, mas com linguagem brasileira.

Além de Força Tarefa, a Rede Globo estreia no dia 17 de abril o seriado Tudo Novo de Novo. Os atores Marco Ricca e Júlia Lemmertz (ambos na foto acima) são os protagonistas da nova atração que vai ao ar às sextas-feiras na emissora.

Confira os horários dos seriados brasileiros na TV aberta

- Toma Lá Dá Cá > Qualquer semelhança com o antigo seriado Sai de Baixo (Globo, 1996-2002) não é mera coincidência. No elenco, por exemplo, temos o Caco e a Magda do grande sucesso 'global'. Porém, agora Miguel Falabella (o Mário Jorge) e Marisa Orth (a Rita) não são mais casados, e sim divorciados. Entretanto, convivem no mesmo andar de um edifício (sentiram a semelhança). No elenco ainda temos Adriana Esteves (Celinha), Diogo Vilela (Arnaldo) e Arlete Salles (Copélia, ou seria a Cassandra dos velhos tempos). Com tantas semelhanças, Toma Lá Dá Cá não foge da pior delas. O atual seriado 'global' está mais para os últimos e ruins anos de Sai de Baixo, do que para os primeiros. O seriado vai ao ar todas as quintas-feiras, 23h (após Casseta & Planeta).

- A Grande Família > A família que é a cara do Brasil, segundo a própria Globo. Lineu (Marco Nanini) é um servidor público, correto em suas obrigações como pai de família e casado com Nenê (Marieta Severo). Tiveram dois filhos: Bebel (Guta Estresser) e Tuco (Lúcio Mauro Filho). A filha é casada com o pilantra Agostinho (Pedro Cardoso), sempre metido em confusões, e o filho é um problema, pois não sai da fase adolescente nunca. Mas a 'grande' família só fica completa com os amigos (ou não) da vizinhança. O seriado vai ao ar todas as quintas-feiras, 22h (após a novela das 8, ou seria das 9?).

- Força Tarefa > Seguindo uma tendência dos últimos anos, principalmente após o sucesso de Tropa de Elite (Brasil, 2007) nos cinemas, a Rede Globo investiu numa nova série policial. No enredo do seriado, que estreia no dia 16 de abril, um grupo de policiais, comandado pelo coronel Caetano (Milton Gonçalves), é responsável por investigar a própria polícia. No elenco, destaque também para o ator Murilo Benício, que interpreta o tenente Wilson. O seriado vai ao ar todas as quintas-feiras, 23h (após A Grande Família).

Vídeo You Tube - Abertura do seriado Força Tarefa (Globo/2009)


- Tudo Novo de Novo > Além de Força Tarefa, a Globo traz mais uma novidade na sua nova programação. O seriado Tudo Novo de Novo estreia dia 17 de abril e retrata em forma de ficção o atual desenho da família brasileira. A série se concentra no relacionamento entre a arquiteta Clara (Júlia Lemmertz) e o engenheiro Miguel (Marco Ricca). Clara é mãe de dois filhos e convive com seus dois ex-maridos, já Miguel está recém-separado e é pai de uma adolescente. É nesse jogo de convivências que a história irá se desenrolar. O seriado vai ao ar às sextas-feira, 23h (após o Globo Repórter).

- A Lei e o Crime > No meio da guerra entre polícia, milícia, traficantes e política, a delegada Catarina (Francisca Queiroz) busca justiça através da lei e o traficante Nando (Ângelo Paes Leme) busca justiça através da criminalidade, enquanto arma um plano para desaparecer do mapa. O seriado vai ao ar todas as segunda-feiras, 23h.

Vídeo You Tube - Chamada Oficial de A Lei e o Crime (Record/2008-2009)



- Louca Família > Se a Globo tem o seu Toma Lá Dá Cá de Miguel Falabella, relembrando os bons tempos de Sai de Baixo, a Record tem a Louca Família de Tom Cavalcante (o porteiro Ribamar do antigo seriado 'global'). Com 'grande' elenco, no sentido de muitos personagens, a comédia traz o cotidiano de uma família que só entra em 'furadas'. Lembra algo, não? O seriado vai ao ar todas as quintas-feiras, 23h (temporariamente).

_____________________________

> Para dar o pontapé inicial no blog Ponto de Vista da Televisão Brasileira, começo com uma série de matérias sobre seriados de TV. Esta é a 2ª parte.

sexta-feira, 20 de março de 2009

SÉRIES DE TV (1ª PARTE) - OS 'ENLATADOS' NA TV ABERTA

Fotos: ABC e FOX (divulgação)
Grandes sucessos de audiência lá fora e por aqui na TV paga, as séries seguem a tendência de tapar buraco na programação da TV aberta brasileira. No primeiro trimestre deste ano, a Rede Globo cobriu as férias do Programa do Jô exibindo a terceira temporada do seriado Lost e as duas primeiras temporadas de Prison Break.

Enquanto os seriados são a aposta de boa audiência das emissoras da TV paga, na aberta muitas vezes eles servem para preencher espaço na programação. Em horários menos nobres - normalmente após a meia-noite e durante o resto da madrugada - das emissoras, os mais variados tipos de seriados vão ao ar. Séries policiais, médicas, sobrenaturais, românticas e por aí afora, muitas de enorme sucesso, são escondidas em horários onde a maioria dos brasileiros está dormindo.

- É ruim para quem gosta de séries. Mas não sei se teriam maior audiência no horário nobre. O telespectador médio não gosta muito de série norte-americana. Acho que a audiência atual, de 10, 12 pontos, seria a mesma se o horário fosse outro. Veja, por exemplo, Todo Mundo Odeia o Chris na Record. Mesmo exibida à tarde, dá os mesmo 10 pontos de House, que é exibida próximo à meia-noite - relata o blogueiro Alê Rocha, do Poltrona.

Para a jornalista de Zero Hora, Camila Saccomori, o fato de a TV aberta exibir as séries em horários menos dignos da sua qualidade se remete ao passado, principalmente nos anos 80 e 90.

- Particularmente, ainda acho que os seriados poderiam ser até mais populares aqui no Brasil. Mas há aquele velho estigma de 'enlatados' herdado dos anos 80 e 90, quando eles eram apenas 'tapa-furo' de programação nas emissoras de TV aberta - acredita Saccomori, responsável pela coluna Fora de Série do caderno TV+Show aos domingos (em ZH) e de um blog de mesmo nome.

Para provar este preenchimento na programação, vale como exemplo a Rede Globo neste início de 2009. Enquanto a nova programação não entrava no ar, ela exibiu nos meses de janeiro, fevereiro e março dois seriados após o Jornal da Globo. Dessa forma, os sucessos mundiais Lost e Prison Break acabaram exibidos por volta da uma da manhã ou até mais tarde.

- A TV aberta oferece uma boa oferta de séries. Há para todos os gostos. Policiais, dramas, comédias. Apesar do horário e, em alguns casos, das reprises excessivas, o telespectador da TV aberta tem à disposição alguns dos melhores seriados da atualidade – afirma Alê Rocha.

Existe o outro lado também, aquele onde as emissoras apostam nos seriados para ganhar o público em horários pouco valorizados até então. A Rede Record por exemplo vem utilizando há algum tempo os seriados para alavancar a audiência na faixa de horário das onze horas da noite a uma da manhã. Séries como CSI:NY, CSI:Miami, Dr. House e CSI:Las Vegas vão ao ar durante a semana, normalmente chegam ao segundo lugar no Ibope e por alguns minutos chegam à liderança. O SBT foi na mesma linha e colocou no ar nas quartas e quintas-feiras, os seriados Ugly Betty e Grey’s Anatomy, respectivamente.

Confira os "enlatados" em exibição nos canais de TV aberta

- Todo Mundo Odeia o Chris > Numa sátira a outro seriado de sucesso, Everybody Loves Raymond (algo como Todos Adoram Raymond), o comediante americano Chris Rock narra suas histórias de infância no bairro de Bed-Stuy (Brooklyn, Nova Iorque) em Everybody Hates Chris (no Brasil recebeu o título de Todo Mundo Odeia o Chris). O seriado vai ao ar de segunda a sexta, às 14h40.

- Um Maluco na TV (1ª temporada) > Em português recebeu o nome de Um Maluco na TV, mas mundialmente é conhecido como 30 Rock, em alusão ao Edifício Rockfeller Center/N° 30, "local" onde se passa o seriado. Uma comédia tipicamente americana, que abusa do "humor negro" e se baseia no dia-a-dia da produção de um talk show gravado em Nova York. A série vai ao ar todo o domingo (00h30), logo após a Tela Máxima.

- Franquia CSI > A diferença está nas cidades, um é de Nova Iorque, outro está em Miami e um terceiro está em Las Vegas. A trama destes três seriados, que fazem parte da mesma franquia, se baseia num cotidiano de crimes sem explicações plausíveis. É aí que entra o grupo de policiais forenses (espécie de perícia), que se baseiam em todos os fatos que possam elucidar o crime da forma mais definitiva, correta e justa, sem erros. Em meio aos crimes também há espaço para os dramas vividos pelos policiais. CSI:NY (1ª temporada) vai ao ar todas as segundas, CSI:Miami (3ª temporada) vai ao ar todas as terças, e CSI:Las Vegas (5ª temporada) vai ao ar todas as sextas. Todos eles na faixa da meia-noite.

- Dr. House (4ª temporada) > Uma equipe de médicos liderada por um médico ranzinza, sarcástico e genial, o Dr. Gregory House (daí o nome da série). Ele é responsável por diagnosticar casos raros e misteriosos de doenças. Não é somente mais uma série médica como você já deve ter pensado. No meio de remédios e exames, muito drama, humor e emoção num episódio só. A série Dr. House (nome dado no Brasil) vai ao ar todas as quintas-feiras, na faixa da meia-noite.

- Ugly Betty (1ª temporada) > Adaptação de uma novela colombiana (Yo Soy Betty la Fea), a atração é um grande sucesso nos Estados Unidos. Na história, a jovem e 'feia' Betty Soares é empregada numa badalada revista de moda com a tarefa de mudar o estilo de seu chefe, um rico mimado e mulherengo. No meio disso tudo, ela buscará melhorar a aparência e tentar uma aproximação com aquele universo diferente de sua realidade. O seriado é exibido às quartas-feiras, 23h30.

- Grey's Anatomy (3ª temporada) > É um seriado, mas poderia ser um dramalhão mexicano. Vivida por médicos do Seattle Grace, a série trata com bom humor o cotidiano de residentes e cirurgiões na profissão e na vida pessoal, onde o amor, a amizade e o sexo andam juntos. Diante desse quadro, o envolvimento com pacientes na emoção e na paixão não podiam deixar de existir. Toda quinta-feira, 23h30.

- Lances da Vida (1ª temporada) > Nos EUA o seriado leva o nome da cidade em que é ambientada, One Tree Hill. É ali que o destino faz cruzar dois irmãos que tem em comum o mesmo pai e o dom de jogar basquete. Nathan sempre foi o 'filhinho do papai', Lucas sempre foi o bastardo, tido 'como um erro'. No início, estudando na mesma escola e jogando basquete no mesmo time ambos se desentendem, mas algum tempo depois a vida faz com que os irmãos se unam e sigam suas vidas e dramas lado a lado. O seriado é exibido nas tardes de sábado, às 17h00, e nas madrugadas de quarta para quinta-feira.

- O.C. - Um Estranho no Paraíso (1ª temporada) > Ryan era um garoto que estava a caminho da prisão, mas pelas mãos de um advogado acabou adotado. Sua nova família é de uma cidade rica da Califórnia. Um lugar onde o dinheiro, o amor e os dramas familiares se igualam aos antigos problemas de onde ele veio. The O.C. (título nos EUA) é exibido pelo SBT nos sábados, às 18h00, e nas madrugadas de terça para quarta-feira.

- Veronica Mars > Inteligente e destemida, Veronica é uma jovem detetive particular. Em uma cidade dominada pela corrupção e crimes cometidos pelos ricaços, ela investiga por conta própria sempre atrás da verdade. Em meio a isso ela procurada por várias pessoas que lhe pedem ajuda. Veronica Mars vai ao ar nas manhãs de domingo, às 11h00, e também nas madrugadas de quinta para sexta-feira.

- Smalville > O seriado se baseia na adolescência de Clark Kent, um garoto que aos poucos vai percebendo os superpoderes que possui e assim tenta ajudar sua família e seus amigos. As aventuras do SuperBoy vão ao ar aos domingos, ao meio-dia, e nas madrugadas de segunda para terça-feira.

- Tele Seriados > O SBT dispõe em sua programação de segunda a segunda mais uma infinidade de séries de TV, sempre exibidos durante as madrugadas. Vão desde os policiais Arquivo Morto (Cold Case), Desaparecidos (Without a Trace), Divisão Criminal (The Closer), Em Nome da Justiça (Close to Home), passando pelos 'vida após a morte' A Paranormal (Medium), O Vidente (The Dead Zone), Moonlight e Sobrenatural (Supernatural). Há espaço também para o estilo 'não estamos sozinhos no universo', como a série Invasão (Invasion). Destaque para os sucessos Família Soprano (The Sopranos), West Wing e OZ.
Outros seriados você pode conferir no site do SBT clicando aqui.

- Comédias > Nas tardes de segunda a sábado vão ao ar as séries Eu, a Patroa e as Crianças (My Wife and Kids), Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel Air) e As Visões de Raven (That's So Raven).
Confira os horários na programação do SBT.

- Novidades > As novidades na programação 2009 do SBT começam em maio. É neste mês que duas novas séries, inéditas na TV aberta, passam a ser exibidas pelo canal de Sílvio Santos. A comédia Cory na Casa Branca, criada a partir da série As Visões de Raven, vai ao ar nas tardes de segunda a sexta, e o drama Terminator - The Sarah Connor Chronicles (sem tradução definida pelo SBT), continuação do filme Exterminador do Futuro 2, deve ser exibido nas noites de segunda-feira, na faixa das 23h00.

- The Shield - Acima da Lei (1ª temporada) > Para a sociedade em geral eles são bons policiais, com bons resultados contra a criminalidade de um bairro de Los Angeles. Mas por trás o grupo liderado pelo policial Vic Mackey esconde uma série de crimes e contravenções. O delegado David Aceveda suspeita disso e busca investigar, mas sua ambição política atrapalha suas pretensões. A série The Shield voltou ao ar na Band, sempre às terças-feiras, às 23h15.

_____________________________

> Para dar o pontapé inicial no blog Ponto de Vista da Televisão Brasileira, começo com uma série de matérias sobre seriados de TV. Esta é a 1ª parte.