
- É ruim para quem gosta de séries. Mas não sei se teriam maior audiência no horário nobre. O telespectador médio não gosta muito de série norte-americana. Acho que a audiência atual, de 10, 12 pontos, seria a mesma se o horário fosse outro. Veja, por exemplo, Todo Mundo Odeia o Chris na Record. Mesmo exibida à tarde, dá os mesmo 10 pontos de House, que é exibida próximo à meia-noite - relata o blogueiro Alê Rocha, do Poltrona.
Para a jornalista de Zero Hora, Camila Saccomori, o fato de a TV aberta exibir as séries em horários menos dignos da sua qualidade se remete ao passado, principalmente nos anos 80 e 90.
- Particularmente, ainda acho que os seriados poderiam ser até mais populares aqui no Brasil. Mas há aquele velho estigma de 'enlatados' herdado dos anos 80 e 90, quando eles eram apenas 'tapa-furo' de programação nas emissoras de TV aberta - acredita Saccomori, responsável pela coluna Fora de Série do caderno TV+Show aos domingos (em ZH) e de um blog de mesmo nome.
Para provar este preenchimento na programação, vale como exemplo a Rede Globo neste início de 2009. Enquanto a nova programação não entrava no ar, ela exibiu nos meses de janeiro, fevereiro e março dois seriados após o Jornal da Globo. Dessa forma, os sucessos mundiais Lost e Prison Break acabaram exibidos por volta da uma da manhã ou até mais tarde.
- A TV aberta oferece uma boa oferta de séries. Há para todos os gostos. Policiais, dramas, comédias. Apesar do horário e, em alguns casos, das reprises excessivas, o telespectador da TV aberta tem à disposição alguns dos melhores seriados da atualidade – afirma Alê Rocha.
Existe o outro lado também, aquele onde as emissoras apostam nos seriados para ganhar o público em horários pouco valorizados até então. A Rede Record por exemplo vem utilizando há algum tempo os seriados para alavancar a audiência na faixa de horário das onze horas da noite a uma da manhã. Séries como CSI:NY, CSI:Miami, Dr. House e CSI:Las Vegas vão ao ar durante a semana, normalmente chegam ao segundo lugar no Ibope e por alguns minutos chegam à liderança. O SBT foi na mesma linha e colocou no ar nas quartas e quintas-feiras, os seriados Ugly Betty e Grey’s Anatomy, respectivamente.
Confira os "enlatados" em exibição nos canais de TV aberta
- Todo Mundo Odeia o Chris > Numa sátira a outro seriado de sucesso, Everybody Loves Raymond (algo como Todos Adoram Raymond), o comediante americano Chris Rock narra suas histórias de infância no bairro de Bed-Stuy (Brooklyn, Nova Iorque) em Everybody Hates Chris (no Brasil recebeu o título de Todo Mundo Odeia o Chris). O seriado vai ao ar de segunda a sexta, às 14h40.
- Um Maluco na TV (1ª temporada) > Em português recebeu o nome de Um Maluco na TV, mas mundialmente é conhecido como 30 Rock, em alusão ao Edifício Rockfeller Center/N° 30, "local" onde se passa o seriado. Uma comédia tipicamente americana, que abusa do "humor negro" e se baseia no dia-a-dia da produção de um talk show gravado em Nova York. A série vai ao ar todo o domingo (00h30), logo após a Tela Máxima.

- Franquia CSI > A diferença está nas cidades, um é de Nova Iorque, outro está em Miami e um terceiro está em Las Vegas. A trama destes três seriados, que fazem parte da mesma franquia, se baseia num cotidiano de crimes sem explicações plausíveis. É aí que entra o grupo de policiais forenses (espécie de perícia), que se baseiam em todos os fatos que possam elucidar o crime da forma mais definitiva, correta e justa, sem erros. Em meio aos crimes também há espaço para os dramas vividos pelos policiais. CSI:NY (1ª temporada) vai ao ar todas as segundas, CSI:Miami (3ª temporada) vai ao ar todas as terças, e CSI:Las Vegas (5ª temporada) vai ao ar todas as sextas. Todos eles na faixa da meia-noite.- Dr. House (4ª temporada) > Uma equipe de médicos liderada por um médico ranzinza, sarcástico e genial, o Dr. Gregory House (daí o nome da série). Ele é responsável por diagnosticar casos raros e misteriosos de doenças. Não é somente mais uma série médica como você já deve ter pensado. No meio de remédios e exames, muito drama, humor e emoção num episódio só. A série Dr. House (nome dado no Brasil) vai ao ar todas as quintas-feiras, na faixa da meia-noite.







- Tele Seriados > O SBT dispõe em sua programação de segunda a segunda mais uma infinidade de séries de TV, sempre exibidos durante as madrugadas. Vão desde os policiais Arquivo Morto (Cold Case), Desaparecidos (Without a Trace), Divisão Criminal (The Closer), Em Nome da Justiça (Close to Home), passando pelos 'vida após a morte' A Paranormal (Medium), O Vidente (The Dead Zone), Moonlight e Sobrenatural (Supernatural). Há espaço também para o estilo 'não estamos sozinhos no universo', como a série Invasão (Invasion). Destaque para os sucessos Família Soprano (The Sopranos), West Wing e OZ. Outros seriados você pode conferir no site do SBT clicando aqui.
- Comédias > Nas tardes de segunda a sábado vão ao ar as séries Eu, a Patroa e as Crianças (My Wife and Kids), Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel Air) e As Visões de Raven (That's So Raven). Confira os horários na programação do SBT.
- Novidades > As novidades na programação 2009 do SBT começam em maio. É neste mês que duas novas séries, inéditas na TV aberta, passam a ser exibidas pelo canal de Sílvio Santos. A comédia Cory na Casa Branca, criada a partir da série As Visões de Raven, vai ao ar nas tardes de segunda a sexta, e o drama Terminator - The Sarah Connor Chronicles (sem tradução definida pelo SBT), continuação do filme Exterminador do Futuro 2, deve ser exibido nas noites de segunda-feira, na faixa das 23h00.


_____________________________
> Para dar o pontapé inicial no blog Ponto de Vista da Televisão Brasileira, começo com uma série de matérias sobre seriados de TV. Esta é a 1ª parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário